Evolução Hospitalar 2011 – Avaliação da ACSS

A avaliação hospitalar de 2011 realizada pela ACSS link demonstra factos preocupantes:

  1. Redução da actividade cirúrgica;
  2. Aumento da procura das urgências hospitalares;
  3. Aumento da demora média.

A gestão deste Ministério começa a revelar falta de conhecimento e competência na saúde e não podemos deixar de sublinhar que a ausência de estratégia em termos clínicos e de gestão hospitalar se paga caro ….

Desta forma, é expectável reduzirmos as conquistas na saúde e.. aumentar a despesa a nível hospitalar !!! Não basta afirmar ‘não temos dinheiro’! É preciso saber governar… algo que parece faltar à actual equipa.

Depois, quando se avaliam os resultados económicos dos hospitais, o que se observa é um agravamento da sua situação económica. Tal parece demonstrar que as medidas tomadas não estão a resultar: não basta publicar Normas a ‘quilo’ e pensar que com isso vamos alterar a situação.

Por exemplo: é possível ainda não existir contrato-programa do Hospital Curry Cabral de 2010? Ou contrato-programa do Centro Hospitalar Lisboa Norte de 2011? Não existem e nada acontece … Tanto rigor e nada?

Por outro lado, quem perceber de hospitais dirá que a primeira medida para poder ser efectuada uma gestão efectiva da instituição é uma liderança forte. Como é possível que Centros Hospitalares/Unidade Locais de Saúde criados em Abril de 2011, ainda não possuam conselhos de administração? E o governo já tomou posse em Junho de 2011…

O que esperam os Ministérios da Saúde e das Finanças para efectuar as nomeações?

Pode não ser esse o objectivo do MS, mas com esta forma de governar vai fragilizar-se, de forma estruturante o SNS… Se não é isso que pretende, pelo menos parece…

Nota final: a competência da ACSS e do auto-intitulado ‘Ronaldo da Economia’ – compromisso de publicar a nova metodologia de contratualização até 30 de Dezembro – que não foi efectuada -, manutenção das verbas de convergência (ou seja, apoio aos hospitais de Lisboa, pela não produção!!!

Tanta exigência, tanto rigor e… no final aplicar-se-ão as regras que levaram ao insucesso e às dificuldades)!

Afinal o novo Presidente do ACSS será o ‘Ronaldo’ ou será antes o ‘Roberto’ das Finanças (ex-guarda-redes do SLB – muito rotulado, elevadas expectativas, mas com resultados desastrosos) …

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s